5 passos para utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas em sua academia

Se você não utiliza o WhatsApp como ferramentas de vendas você está literalmente deixando dinheiro na mesa, e quando digo que está deixando de ganhar dinheiro é porque temos mais de 120 milhões de pessoas que utilizam WhatsApp todos os dias.

Em resumo o seu cliente esta no WhatsApp, independente de quem seja. Agora a sua academia também precisa estar lá, mas não estamos dizendo que você precisa disparar um monte de mensagem pelo aplicativo e sim trabalhar com estratégia para utilizar esta ferramenta a seu favor.

Passo 1: Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é a ferramenta de mensagem mais popular do Brasil, já faz parte do dia dia das pessoas, tanto em grupos de bate pago, ou para falar com familiares e também como ferramenta integradora de equipes dentro das empresas.

Esta ferramenta tem o poder de aproximar a sua empresa de clientes mais distantes ao mesmo tempo que nos fornece ganho de produtividade quando falamos em vendas, pois o nosso time de vendas pode atender mais um prospect ao mesmo tempo.

Outro fator importante é que a ferramenta pode nos dar uma serie de dados que podemos metrificar (medir) para tomadas de decisão.

Por isso vender pelo WhatsApp não precisa ser um modelo improvisado e sim uma ferramenta definitiva que faz parte do seu modelo de vendas.

Passo 2: Como introduzir ao processo comercial?

Primeiro precisamos entender que o WhatsApp é ferramenta auxiliadora no processo de vendas e não deve de forma alguma ser a única exclusiva forma de prospecção.

Você pode focar no WhatsApp como canal para manter contato e aproximação dos leads, para acelerar a tomada de decisão, também pode utilizar como ferramenta de Follow-up e comunicação de dúvidas.

 

Passo 3: Como utilizar o WhatsApp no processo comercial

São diversas as formas como podemos utilizar o WhatsApp no departamento comercial de uma academia.

  • Você pode criar campanhas de redes sociais com objetivo de mensagem para WhatsApp
  • Pode colocar um botão flutuante no seu site sua página de vendas
  • Pode colocar um botão flutuante sua página de vendas

Também aconselhamos integrar o seu WhatsApp ao um CRM para ter controle sobre as negociações, poder acompanhar as métricas e realmente tê-lo como um canal de vendas funcional.

Uma dica para essa integração, se você é usuário do RD Station CRM, é o Whatstation, uma extensão gratuita para o Google Chrome, que conecta o WhatsApp Web ao CRM. Confira:

Passo 4: Primeiro contato e qualificação

Assim como fazemos o primeiro contato via e-mail ou ligações o primeiro contato pode ser feito via WhatsApp, ao invés de ligar o vendedor pode mandar uma mensagem convidando o cliente para uma visita, para conhecer um novo produto.

Também é interessante usar o WhatsApp para enviar lembretes, fazer follow-ups mais rápidos e enviar arquivos de imagem e vídeo, como apresentações e demonstrações do seu produto/serviço.

Passo 5: Fechamento e pós-venda

Como dito anteriormente podemos utilizar o WhatsApp como ferramenta para fechamento de vendas por meio de campanhas online tanto via redes sociais ou google com linkes diretos para o WhatsApp.

Também pode e ser utilizado como suporte em páginas de checkout (página de vendas), pois a maioria dos clientes necessitam de um “empurrãozinho” para toma de decisão.

Conclusão

O importante é entender que o WhatsApp pode ajudar e muito na agilidade do processo de vendas. Agora se você chegou até aqui, agora está apto para fazer o seu plano de marketing digital efetivo. Se o seu conhecimento em marketing digital é zero, o aconselhável é fazer um curso de marketing digital para ganhar noções básicas de estratégias e ferramentas para não jogar seu dinheiro ralo abaixo.

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